play_arrow

keyboard_arrow_right

skip_previous play_arrow skip_next
00:00 00:00
playlist_play chevron_left
volume_up
chevron_left
play_arrow

Curiosidades

#051 – Devocional: Espelho, espelho meu (…)

Christiane Gallego dezembro 21, 2024


Background
share close

Por que é que você vê o cisco que está no olho do seu irmão e não repara na trave de madeira que está no seu próprio olho?

Mateus‬ ‭7:3‬ ‭NTLH

“Espelho, espelho meu, existe alguém mais bela do que eu?” Esta é a fala da Rainha Má da animação de Walt Disney  – Branca de Neve e os sete anões – baseada no conto de fadas dos irmãos Grimm “Branca de Neve”.

Não percebemos, mas há quase todo instante, quando vemos em alguém uma característica que nos incomoda ou indigna, na verdade estamos numa conversa com espelho imaginário tentando nos convencer de que de fato somos melhores do que aquela pessoa.

Pode parecer absurdo e tenho certeza que o negacionismo em  muitos irmãos vai berrar agora dizendo que jamais seríamos comparáveis a assassinos, por exemplo, mas a questão não está no tamanho da falha, mas na existência dela.

Não gostamos, nem aceitamos, que possamos ser pessoas falhas e incompletas, mas somos sim e por isso o Senhor Jesus, nosso Amado Salvador nos exorta em Mateus 7:1-5 a não cometer o erro de julgar o próximo, mas antes olharmos para nós mesmos, porque sem estarmos plenamente curados não podemos fazer o bem a ninguém.

Em João 21: 22, quando Pedro questiona Jesus fazendo uma comparação entre João e si próprio, Jesus Cristo responde a ele que seus planos para cada filho são únicos, portanto não tem como haver comparação entre a caminhada, nem sobre o quanto se exige de um ou de outro em cada momento, e a ele cabia apenas segui-lo sem olhar para os lados para conseguir efetivamente ser um bom pastor é apascentar as ovelhas do Senhor sem ser engolido pelas águas como em Mateus 14:28-31 quando olhar para os lados faz desviar o foco do amor.

O Senhor quer que saibamos que devemos buscar enxergar primeiramente a nós mesmos com fé, ou seja, com a mesma certeza de Deus a respeito do que Ele espera de nós e se não sabemos disso, devemos fazer na convicção dos fatos que não podem ser vistos, afinal toda a nossa fé está pautada em Deus e não  em nossas habilidades, e seu Espírito Santo é o maestro da boa e transformadora obra em nós.

Se muito julgamos, isso nos mostra que temos muito medo. Conforme 1 João 4:18 “No amor não há medo, ao contrário, o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor.” Assim vemos que sentimos medo, estamos duvidando do amor de Deus e isso mostra fraqueza de fé, afinal o maior amor de Deus já foi expresso na cruz do calvário e foi por todos sem exceções.

Em Gálatas 6:2 diz que devemos levar as cargas pesadas dos nossos irmãos e não jogar em cima deles mais a nossa carga com o jugo que não  lhe deveria ser entregue, afinal é completamente reflexivo.

Quando conseguirmos olhar para nós mesmos com muito amor, com amor suficiente para suprimir as falhas e ser expressão da convicção do agir de Deus conforme a definição de fé contida em Hebreus 11:1, aí sim conseguiremos tirar a trave dos nossos olhos,  então conseguiremos enxergar nossos irmãos com essa mesma fé e mesmo amor, só então poderemos ajudar alguém em algo, assim como receber ajuda também.

Que tal hoje agradecer porque Ele nos ama?

Rate it
Episódios Anteriores

Postar Comentários

Essa postagem não tem comentários.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. * Campos obrigatórios