Teocast #2 – Influência da tecnologia na fé cristã
Nesse podcast nós conversamos sobre a influência da tecnologia na fé cristã. O que nós achamos sobre a substituição do Celular pela Bíblia impressa. Assitir culto na internet ou na […]
#049 – Devocional: É mesmo cansaço? Christiane Gallego
Teocast #3 – Adão e Eva – Realmente Existiram? Vozes de cristo
Aqui nesse podcast nós vamos discutir sobre Adão e Eva ( Gênesis 2, Gênesis 3 e Gênesis 4 ), mostrando as teorias, teologias e ciência que envolve essa passagem bíblica. Outras dúvidas como: Adão e Eva foram os 2 primeiros seres humanos? Esse texto de Adão e Eva é literal ou apenas um conto ou metáfora? Se Adão foi o primeiro ser humano ele tinha umbigo? E o fruto proibido, porque a maçã?
Criacionismo, Evolucionismo, Monogenismo e Poligenismo.
Criacionismo é a crença religiosa de que a humanidade, a vida, a Terra e o universo são a criação de um agente sobrenatural, ou seja Deus.
Monogenismo é a teoria que defende que a humanidade constitui uma única espécie, descendente de um ancestral comum.
Evolucionismo é uma teoria que defende o processo de evolução das espécies de seres vivos, através de modificações lentas e progressivas consoantes ao ambiente em que habitam.
Poligenismo é uma teoria sobre as origens dos humanos que postula a existência de diferentes linhagens para as raças humanas. A imagem de Adão e Eva é apenas uma metáfora.
Foi um filósofo, educador e teólogoBrasileiro. Precursor do espiritualismo universalista, escreveu mais de 100 obras (ao final da vida, condensadas em 65 livros), onde franqueou leitura ecumênica de temáticas espirituais e abordagem espiritualista de questões pertinentes a pedagogia, ciência e filosofia, enfatizando o autoconhecimento, a autoeducação e a autorrealização. Propositor da filosofia univérsica, por meio da qual defendia a harmonia cósmica e a cosmocracia: autogoverno pelas leis éticas universais, conexão do ser humano com a consciência coletiva do universo e florescimento da essência divina do indivíduo, reconhecendo que deve assumir as consequências dos atos e buscar a reforma íntima, sem atribuir à autoridade eclesiástica o poder de eliminar os débitos morais do fiel.
A palavra Adão, inicialmente, não era nome de gente. É uma palavra hebraica, adam, que significa ser humano, humanidade.
Eva também vem do hebraico, HaVVaH, que significa “mãe dos viventes”. Esta palavra também está ligada ao verbo hebraico, HaYaH, que pode ser traduzido por “viver”.
“Segundo Pio XII, o poligenismo traz um problema teológico: como ele seria compatível com o pecado original? Se Adão e Eva não existiram realmente, se havia um primeiro grupo com dezenas ou centenas de seres humanos, todos eles precisariam ter desobedecido a Deus, mas como ter certeza de que isso realmente aconteceu? “
Para Ratzinger, o que constitui o ser humano é essa capacidade de se relacionar com o Criador. Por isso a ciência até pode dizer quando surgiu o Homo sapiens, biologicamente falando, mas não pode fixar “o momento da humanização”, diz Ratzinger. “A argila se tornou homem no momento em que um ser, pela primeira vez, embora do modo mais imperfeito, pôde formar o pensamento de Deus.
Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo.
1 Coríntios 15:22
Assim está escrito: “O primeiro homem, Adão, tornou-se um ser vivente”; o último Adão, espírito vivificante.
1 Coríntios 15:45
O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o Senhor, é do céu.
1 Coríntios 15:47
E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.
Gênesis 3:6
Apresentação: Luciano Tamanaha
Convidados: Edison Araújo, Fernando Galego e Roberta Fernanda Gomes Tamanaha
Edição e Produção: Luciano Tamanaha
Nesse podcast nós conversamos sobre a influência da tecnologia na fé cristã. O que nós achamos sobre a substituição do Celular pela Bíblia impressa. Assitir culto na internet ou na […]
Copyright 2019 - Vozes de Cristo
Postar Comentários
Essa postagem não tem comentários.