play_arrow

keyboard_arrow_right

skip_previous play_arrow skip_next
00:00 00:00
playlist_play chevron_left
volume_up
chevron_left
  • Home
  • keyboard_arrow_right Curiosidades
  • keyboard_arrow_right Onde está a Arca da Aliança?

Curiosidades

Onde está a Arca da Aliança?

Luciano Tamanaha junho 16, 2022 2997 5


Background
share close

Durante um bom tempo fiquei com essa curiosidade, assisti diversos depoimentos em documentários e entrevistas, mas não achei nada escrito para uma leitura ou consulta então resolvi eu mesmo escrever sobre o assunto.

Fiz uma pesquisa vasta pela internet e documentários para listar algumas pistas ou teorias de onde poderia estar guardada ou escondida, a famosa Arca da Aliança.

Construída por Moisés com ajuda dos levitas atendendo as especificações dadas pelo Senhor.

Faça uma arca de madeira de acácia com um metro e dez centímetros de compri­mento, setenta centímetros de largura e setenta centímetros de altura. Revista-a de ouro puro, por dentro e por fora, e faça uma moldura de ouro ao seu redor. Mande fundir quatro argo­las de ouro para ela e prenda-as em seus quatro pés, com duas argolas de um lado e duas do outro. De­pois faça varas de madeira de acácia, revista-as de ouro e coloque-as nas argolas laterais da arca, para que possa ser carregada. As varas permanecerão nas argolas da arca; não devem ser retiradas. Então coloque dentro da arca as tábuas da aliança que lhe darei. “Faça uma tampa de ouro puro com um metro e dez centímetros de comprimento por setenta centímetros de largura, com dois querubins de ouro batido nas extremidades da tampa. Faça um querubim numa extremidade e o segundo na outra, formando uma só peça com a tampa. Os querubins devem ter suas asas estendidas para cima, cobrindo com elas a tampa. Ficarão de frente um para o outro, com o rosto voltado para a tampa. Coloque a tampa sobre a arca e dentro dela as tábuas da aliança que darei a você.

Êxodo 25:10-21

Após a sua construção Arca passou a ser a ligação entre Deus e os hebreus, participando em diversos momentos bíblicos como a passagem da destruição do muro de Jericó.

Jericó estava completamente fechada por causa dos israelitas.
Ninguém saía nem entrava.
Então o Senhor disse a Josué: “Saiba que entreguei nas suas mãos Jericó, seu rei e seus homens de guerra.
Marche uma vez ao redor da cidade, com todos os homens armados.
Faça isso durante seis dias.
Sete sacerdotes levarão cada um uma trombeta de chifre de carneiro à frente da arca.
No sétimo dia, marchem todos sete vezes ao redor da cidade, e os sacerdotes toquem as trom­betas.
Quando as trombetas soarem um longo toque, todo o povo dará um forte grito; o muro da cidade cairá e o povo atacará, cada um do lugar onde estiver”.
Josué, filho de Num, chamou os sacerdotes e lhes disse: “Levem a arca da aliança do Senhor. Sete de vocês levarão trombetas à fren­te da arca”.
E ordenou ao povo: “Avancem! Marchem ao redor da cidade! Os soldados armados irão à frente da arca do Senhor”.

Josué 6:1-7

Outro momento famoso foi a derrota de Israel para o os filisteus onde a arca foi tomada e levada para Filístia.

Mas em algum momento da história ela foi perdida, especialistas em história bíblica acreditam que isso aconteceu quando Nabucodonosor invadiu o reino de Judá e tomou a cidade de Jerusalém. A partir desse ponto Arca desaparece completamente da narrativa bíblica, deixando uma lacuna e espaço para diversas teorias.

Os filisteus dispuseram suas forças em linha para enfrentar Israel, e, intensificando-se o combate, Israel foi derrotado pelos filisteus, que mataram cerca de quatro mil deles no campo de batalha. Quando os soldados voltaram ao acampamento, as autoridades de Israel perguntaram: “Por que o Senhor deixou que os filisteus nos derrotassem?” E acrescentaram: “Vamos a Siló buscar a arca da aliança do Senhor, para que ele vá conosco e nos salve das mãos de nossos inimigos”. Então mandaram trazer de Siló a arca da aliança do Senhor dos Exércitos, que tem o seu trono entre os querubins. E os dois filhos de Eli, Hofni e Fineias, acompanharam a arca da aliança de Deus. Quando a arca da aliança do Senhor entrou no acampamento, todos os israelitas gritaram tão alto que o chão estremeceu.

Quando souberam que a arca do Senhor viera para o acampamento, Os filisteus, ouvindo os gritos, perguntaram: “O que significam todos esses gritos no acampamento dos hebreus?” os filisteus ficaram com medo e disseram: “Deuses chegaram ao acampamento. Ai de nós! Nunca nos aconteceu uma coisa dessas! Ai de nós! Quem nos livrará das mãos desses deuses poderosos? São os deuses que feriram os egípcios com toda espécie de pragas, no deserto. Sejam fortes, filisteus! Sejam homens, ou vocês se tornarão escravos dos hebreus, assim como eles foram escravos de vocês. Sejam homens e lutem!” Então os filisteus lutaram, e Israel foi derrotado; cada homem fugiu para a sua tenda. O massacre foi muito grande: Israel perdeu trinta mil homens de infantaria. A arca de Deus foi tomada, e os dois filhos de Eli, Hofni e Fineias, morreram.

1 Samuel 4:2-11

Vamos a algumas teorias de onde ela pode estar nos dias de hoje:

Babilônia

Imagem ilustrativa

Muitos estudiosos acreditam que a arca foi levada para a babilônia após a invasão de Nabucodonosor e lá permanece até os dias de hoje.
O que corrobora com essa teoria é a passagem bíblica que se encontra em  2 Crônicas 36:10.

Na primavera o rei Nabucodonosor man­dou levá-lo para a Babilônia, junto com objetos de valor retirados do templo do Senhor, e proclamou Zedequias, tio de Joaquim, rei sobre Judá e sobre Jerusalém.

2 Crônicas 36:10

2º Grande Templo – Compartimento das madeiras

Imagem Ilustrativa

Existia uma tradição judaica de que a arca estava guardada em baixo do pátio das mulheres no compartimento onde se preparavam as madeiras ou toras que seriam usadas no altar de sacrifícios. Neste local os judeus ajoelhavam e oravam, aguardando o momento que a arca seria revelada, o momento em que eles fossem merecedores dela retornar ao lugar correto.

Domo da Rocha

Photo by Stacey Franco on Unsplash

Segundo um sábio chamado Rabi Yehoshua, o Rei Salomão pensando em uma futura invasão e saqueamento do templo, construiu labirintos subterrâneos para esconder a arca e evitar que ela fosse tomada pelos inimigos. Então antes dos babilônios saquearem o templo, a arca foi escondida nesse labirinto e lá está até hoje, guardada e escondida.

Monte de Nebo

Outra teoria é que o Profeta Jeremias teria levado a arca para o monte de Nebo e escondido em uma caverna antes da invasão de Nabucodonosor, essa passagem pode-se encontrar em Macabeus 2 2:5-6 (obs: essa passagem não se encontra na bíblia evangélica, é um dos livros deuterocanônicos)

No momento em que chegou, descobriu uma vasta caverna, na qual mandou depositar a arca, o tabernácu­lo e o altar dos perfumes. Em seguida, tapou a entrada.

Alguns daqueles que o haviam acompanhado voltaram para marcar o caminho com sinais, mas não puderam achá-lo.

Macabeus 2 2:5-6

Igreja Santa Maria de Sião (Etiópia)

Atualmente, há um grupo religioso etíope que diz manter a Arca escondida. Os monges da Igreja Santa Maria de Sião teriam recebido o objeto das mãos de Menelik, filho do Rei Salomão com a rainha de Sabá, em 950 a.C.. Segundo os monges, a Arca da Aliança permanece escondida em um templo próximo ao lago Zway. Até hoje, ninguém foi autorizado a entrar neste templo e, finalmente, desvendar o mistério sobre a Arca.

Reino dos Céus

Photo by Clyde RS on Unsplash

Na profecia de João em Apocalipse 11:19 revela-se que a arca já se encontra no templo de Deus, pensando em algo que vai acontecer no fim dos tempos então a Arca já se encontra junto com Deus no Reino dos Céus.

E abriu-se no céu o templo de Deus, e a arca da sua aliança foi vista no seu templo; e houve relâmpagos, e vozes, e trovões, e terremotos e grande saraiva.

Apocalipse 11:19

Conclusão

Existem muitas especulações e teorias de onde a Arca da Aliança está guardada ou escondida, possivelmente não estão todas nesse post, mas nenhuma delas é conclusiva.  Na minha humilde opinião acho que não importa onde está localizada a Arca da Aliança ou mesmo se ela será encontrada, o importante é guardar os 10 mandamentos (Êxodo 20) que nela continham porque essa é a aliança que Deus quer conosco.

Não terás outros deuses além de mim.

Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra. Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor,o teu Deus, sou Deus zelo­so, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam, mas trato com bondade até mil gerações aos que me amam e obedecem aos meus man­damentos.

Não tomarás em vão o nome do Senhor, o teu Deus, pois o Senhor não deixará impune quem tomar o seu nome em vão.

Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo. Trabalharás seis dias e neles farás todos os teus trabalhos, mas o sétimo dia é o sábado dedicado ao Senhor,o teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teus filhos ou filhas, nem teus servos ou servas, nem teus animais, nem os estrangeiros que morarem em tuas cidades. Pois em seis dias o Senhor fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles existe, mas no sétimo dia descansou. Portanto, o Senhor abençoou o sétimo dia e o santificou.

Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor,o teu Deus, te dá.

Não matarás.

Não adulterarás.

Não furtarás.

Não darás falso testemunho contra o teu próximo.

Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem seus servos ou servas, nem seu boi ou jumento, nem coisa alguma que lhe pertença

Êxodo 20

Nós sabemos quais são os mandamentos, então que guardemos essa aliança em nossos corações.

A Arca como Objeto do Templo de Salomão não mais tem valor para os Cristãos, uma vez que ela representava a Gloria de Deus (Shekiná), agora a sua Glória pode ser vivida no Homem Interior nascido do Sangue de Cristo.

Espero que tenham gostado da minha pesquisa e caso haja algo errado ou incompleto, deixe o seu comentário que vou ajustar o texto.

Contribuições

Revisão de texto feita por Roberta Fernanda Gomes Tamanaha.

Referências

Rate it
Avatar
Autor

Luciano Tamanaha

Sou um cristão, membro da Igreja Metodista. Sou casado com a Roberta, filho de Juzo e Masae Tamanaha e tenho o privilégio de ser padrasto do Raphael e da Renata Remlinger. Fui movido por uma curiosidade incessante em relação ao Cristianismo. Esse anseio por conhecimento me impulsionou a criar este site, com o propósito de compartilhar todas as descobertas que venho fazendo ao longo de minha jornada. Acredito que o compartilhamento de conhecimento é fundamental para o crescimento espiritual e para a edificação da comunidade cristã.

list Arquivo

Previous post

Postar Comentários

Essa postagem não tem comentários.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. * Campos obrigatórios