play_arrow

keyboard_arrow_right

skip_previous play_arrow skip_next
00:00 00:00
playlist_play chevron_left
volume_up
chevron_left
play_arrow

Devocionais

#020 – Devocional: Persevere

Christiane Gallego outubro 30, 2023 156


Background
share close

– Sim, senhor,

respondeu a mulher

– mas até mesmo os cachorrinhos comem as migalhas que caem debaixo da mesa dos seus donos.

Mateus 15:27

Perseverança é permanecer firme, continuar no propósito. A diferença entre a perseverança e a esperança é que na primeira há a ação, a pessoa tem conhecimento do seu propósito e de como atingi-lo, e mesmo diante de adversários ou adversidades permanece firme e inabalável  em sua luta, ou seja há continuidade nas ações planejadas para alcançar o objetivo. Já a esperança é o sentimento de possibilidade de que algo dê certo diante das intempéries, ou seja, é uma confiança que tange a certeza de que algo vai culminar positivamente dentro do planejado porque Deus entrará com providência para cumprir.

Em ambas as situações falamos de domínio próprio, afinal é necessário lutar contra uma voz que ecoa em nossos pensamentos com ares de derrotismo, de conformismo, de procrastinação. Vozes do próprio inimigo que subvertem nossos pensamentos a focar nas situações e distrair-se da voz do Espírito Santo que traz como certa a vitória.

Há na bíblia muitas ilustrações de pessoas que perseveraram na fé, assim como de pessoas que esperaram em Deus. Por exemplo: Ana, mãe de Samuel, esperou em Deus seu milagre, sua atitude era totalmente de entrega, ela não tentou fazer nada de diferente, por sua força e vontade para conquistar o filho desejado, já Raquel, esposa amada de Jacó foi perseverante, porque em meio a sua caminhada tentou meios próprios de conquistar o que entendia por promessa de Deus ao seu coração e casamento quando direcionou Bila a ter o filho que seria seu. Vale lembrar que esse era um costume da época, lançar mão do uso de um servo, no caso Bila, para gerar filhos que seu próprio ventre não era capaz, e então por entendimento de posse e  propriedade, esses seriam “seus”. No entanto, mesmo Bila já tendo tido filhos, ela continuou desejando ter um filho de seu próprio ventre até que Deus a abençoou com um filho o qual ela nomeou José, que significa “aquele que abre os caminhos” e depois foi novamente abençoada com a vinda de Benjamin.

A sua perseverança de fé em Deus se manifesta principalmente quando no primeiro filho ela coloca como nome uma promessa, ou seja ela confia, verdadeiramente e age para que o Senhor lhe veja como favorável a ser abençoada novamente e assim o é.

Vemos em Sara, esposa de Abraão, a mesma atitude, a mesma história, a mesma perseverança, ou seja, agir por seu entendimento, embora precipitado e causado consequências, não  afastou essas mulheres da comunhão com Deus, da intimidade e entrega ao Senhor.

A mulher do fluxo de sangue, enferma há 12 anos, excluída de uma sociedade, também tentou tudo o que pode com tratamentos, e quando ficou sabendo de Jesus, não somente esperou a cura, mas enfrentou toda a situação é uma condição que lhe era imposta, por imundice e contaminação, e lutou contra esse cativeiro emocional na certeza de que se ela tão somente tocasse as vestes de Jesus ela seria curada, sem causar-lhe dano por contaminação como se acreditava na época.

A perseverança se desenvolve na luta, se manifesta na contramão das circunstâncias, requer a fibra de fé que é formada na certeza. Uma pessoa insegura não consegue perseverar, vive numa esperança que pode ser levada com o vento, ou seja, como a Palavra fala, uma fé que é agitada e inconstante como as ondas do mar, e isso não significa que a pessoa não tenha fé, ou que ela não espere em Deus,as mostra que a consistência de sua fé é fraca. 

A persistência não é para os fracos, porém geralmente as pessoas que se reconhecem mais fracas são geralmente as que mais vão lutar!

Uma mãe, diante de uma situação que acometa seu filho, a qual ela entende como perigosa para sua saúde, sua estrutura física ou emocional, vai lutar com todas as suas forças para que a justiça de Deus se cumpra na vida de seu filho e a condição  que o acometida seja transformada de derrota para vitória para a Glória de Deus, assim foi por exemplo com a mãe que para lutar pela libertação de sua filha chega a argumentar com Jesus e assim consegue o favor só Senhor!

Quantas de nós, mães, não lutamos com nossos joelhos dobrados em prol de nossos filhos? Seja para a cura de uma doença, seja para que o Senhor proteja das amizades más, seja para que o Senhor dê juízo, para que o Espírito Santo lhes dê Espírito de Discernimento, para que o Senhor proteja e guarde todo o caminho por onde filhos adultos passarem, guarde e guie suas vidas?! Quantas de nós, mães, não oramos todos os dias para que nossos filhos encontrem os olhos do Senhor e se convertam? Ou para que nossos filhos sejam libertos de hábitos que são ruins como vícios, ou prostituição, ou ainda para que suas mentes sejam resgatadas do cativeiro emocional da depressão ou ansiedade?

Quantas mães não largam seus empregos, ou qualquer plano pessoal quando percebem que seus filhos precisam de cuidados pessoais que exigem sua total dedicação como filhos neurotípicos ou filhos com algum tipo de deficiência física? 

Quantas mães não voltam a estudar quando percebem que seus filhos têm dificuldade na escola?

Muitos são os exemplos que temos ao nosso redor ou até em nossas vidas de uma luta  remete à perseverança de fé quando é atrelada à entrega ao Espírito Santo porque sabemos que as nossas mãos, embora ativas e atentas só podem produzir transformação quando estão de mãos dadas com Jesus.

Isso é perseverança de fé, é a constância na luta, na busca, alicerçada na rocha que é Jesus Cristo, e os exemplos que temos na palavra de Vida e Salvação, são todos de vitória, são todos do agir de Deus que se cumpre no seu momento e não exatamente no momento do desejo da pessoa de carne, mas que durante esse tempo de espera do agir de Deus a pessoa está buscando, está firmemente olhando para Jesus.

Que tal hoje agradecermos a Deus pela oportunidade de sermos lembrados que mesmo em meio a lutas, vale  a pena erguer a cabeça e continuar, porque a vitória no Senhor está chegando?

Marcado como: .

Rate it
Episódios Anteriores

Postar Comentários

Essa postagem não tem comentários.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. * Campos obrigatórios