play_arrow

keyboard_arrow_right

skip_previous play_arrow skip_next
00:00 00:00
playlist_play chevron_left
volume_up
chevron_left
  • Home
  • keyboard_arrow_right Devocionais
  • keyboard_arrow_rightPodcasts
  • keyboard_arrow_right
  • keyboard_arrow_right #047 – Devocional: Ordem do dia: Recolher a Âncora!
play_arrow

Devocionais

#047 – Devocional: Ordem do dia: Recolher a Âncora!

Christiane Gallego outubro 27, 2024


Background
share close

Vocês vão me procurar e me achar, pois vão me procurar com todo o coração.

‭‭Jeremias‬ ‭29:13‬ ‭NTLH‬‬

Muitas vezes acreditamos que vivemos situações que nos tornam cativos das circunstâncias e nessa crença nos acostumamos a determinadas situações mesmo que elas não se encaixem mais dentro do que já foi perfeito no passado.

A terra não para de girar, assim como o tempo não estaciona. Dessa maneira nós também não devemos ancorar o veleiro de nossas vidas em lugar seco porque as águas que antes eram abundantes e fartas já passaram. Não é possível velejar em águas rasas.

Assim como tudo que nos cerca, a nossa vida está em constante mudança, todos os dias, querendo ou não células de nosso corpo morrem enquanto outras nascem, todos os dias somos pessoas diferentes e por isso devemos atentar para os ciclos, as estações em nossas vidas e não nos prendermos a uma fase que já tenha passado porque isso não vai produzir nada de bom.

Em Eclesiastes 3:1 diz que há tempo determinado para todas as coisas, e se é determinado significa que há começo, meio e fim, ou seja: para a alegria assim como para a tristeza, para a bonança assim como para a escassez, para a saúde assim como para a doença, as estações se iniciam e findam e precisamos aprender a conscientemente viver o fim de cada estação para que possamos iniciar a próxima também de maneira racional e não atropelada e em luto pelo que passou, porque nosso Senhor nos diz em Isaías 12:2, assim como em Isaías 41:10, com também em Salmos 46:1 e em tantas outras passagens da sua Palavra de Vida que Ele é  nosso Senhor e a nossa força e por isso não precisamos temer, Ele nos dá poder e nos ajuda! Aleluia! De mesmo modo que Ele disse ao seu profeta Jeremias (conforme Jeremias 29:1-14) para o povo Judeu que estava cativo na Babilônia: Ele, nosso Deus Pai, está ao nosso alcance se o buscarmos de todo coração; até o tempo de prisão lá era determinado e Ele mesmo, nosso Senhor havia dito para que vivessem bem inclusive no cativeiro, mas seus planos para seu povo são  muito maiores e melhores que os de cativeiro, portanto ouçamos a sua voz:”_ É hora de viver o novo!”

Viver o novo requer coragem e disposição, e todos gostamos muito de conforto, há uma expressão para isso: “Zona de Conforto”, no entanto, às vezes estamos há tanto tempo nesse lugar que ele não tem mais a serventia que já teve no passado, começamos inclusive a reclamar de uma ou outra situação reconhecendo que continuar de mesmo modo não é mais produtivo, pelo contrário é ancorar nosso barco em águas rasas e quanto mais ficarmos nessa posição, mais difícil se torna sair dela.

Mas, nosso Senhor maravilhoso está nos dizendo que esse tempo acabou! É hora de tomar a liderança da nossa vida novamente, mesmo que não seja fácil, mesmo que precisemos nos disciplinar para dar certo – e sabemos que essa é a pior parte, porque quando  estamos nesse momento de procrastinação diante do novo e frustração diante o velho  que passou não nos sentimos à vontade com disciplina, pelo contrário, agimos com imaturidade como naquela brincadeira de “Siga o Líder”: é muito mais fácil ser o líder e decidir como será a trajetória do que  seguir e se não imitar corretamente ser eliminado da brincadeira.

Esse é o ponto: Jesus Cristo é nosso líder, mas Ele é bondoso, generoso, carinhoso e se oferece para trocar de fardo conosco com a proposta de que o dele é leve e seu jugo suave, conforme Mateus 11:28-30. Ele nos mostra que podemos até não saber dos nossos próximos passos, porém Ele está ao nosso lado, seu Espírito Santo, nosso auxiliador está aqui para nos guiar e nosso Pai é a nossa força, a nossa coragem e principalmente a nossa esperança.

Queremos andar para frente, evoluir, viver os sonhos de Deus, mas nada disso irá acontecer enquanto não começarmos a caminhar. É hora de recolher a âncora, estender a vela e navegar com todo o apoio daquele que só quer nosso melhor: Jesus Cristo nosso Senhor!

Que tal hoje agradecermos juntos e pedirmos por coragem para mudar?

Marcado como: .

Rate it
Episódios Anteriores

Postar Comentários

Essa postagem não tem comentários.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. * Campos obrigatórios