play_arrow

keyboard_arrow_right

skip_previous play_arrow skip_next
00:00 00:00
playlist_play chevron_left
volume_up
chevron_left
play_arrow

Devocionais

#007 – Devocional: Concordância

Christiane Gallego setembro 22, 2023 55


Background
share close

Isaías 40:26 – Ergam os olhos e olhem para as alturas. Quem criou tudo isso? Aquele que põe em marcha cada estrela do seu exército celestial, e a todas chama pelo nome. Tão grande é o seu poder e tão imensa a sua força, que nenhuma delas deixa de comparecer!

Na Gramática da nossa Língua, Concordância é a relação entre os termos de um enunciado que garante que eles se relacionem todos  de maneira harmônica para produzir sentido.

Todas nossas ações, pensamentos, palavras e conduta produzem sentido que pode ou não estar em concordância entre si, por isso é nosso dever, a fim de passar a informação correta, buscar equilíbrio e coerência em nossa existência.

No universo, em toda a criação, mesmo onde não há consciência racional própria da criatura, como nas plantas, ou nas estrelas, em tudo há ordem e coerência, porque há propósito de Deus definido para todas as coisas. 

Nada se fez ao acaso, nada é fruto de acidente, pelo contrário, tudo foi pensado, planejado e testado por Deus quando criou e viu primeiro que “era bom” (como descrito no primeiro capítulo de Gênesis) para depois partir para a próxima etapa.

Apesar de haver essa ordem clara para nosso entendimento, e de sermos dotados de capacidade de compreensão, ainda assim os planos de Deus são maravilhosos demais para nosso entendimento, complexos demais para nossa imaginação.

Embora, para muitos fenômenos tenhamos explicação científica, definida como plausível para esclarecer o funcionamento de determinado aspecto da criação, não precisamos buscar compreender tudo para sermos capazes de observar com fé a mão do Senhor na criação, exemplo: não precisamos saber, embora possamos ter acesso a explicação científica, como o Senhor planejou a formação das estrelas e as dispôs no céu, ou o motivo pelo qual elas conseguem nos guiar como um mapa, ou o porquê delas formam lindos desenhos e o quê podemos aprender de tudo isso.

Precisamos compreender que mesmo que não tenhamos uma ou outra informação, a capacidade de ver a mão de Deus deve bastar para que possamos tirar a força necessária para o dia que se inicia.

Se formos muito curiosos e estudiosos e buscarmos um pouco mais de informações a respeito da existência de algo, certamente encontraremos alguma explicação, mesmo que ainda incompleta, no entanto há questões como a nossa vida ou a morte que ainda ficam com suas definições encobertas por nossa razão.

O profeta Isaías, no capítulo 40 de seu livro, é usado por Deus a nos trazer uma bela mensagem de amor, ele nos diz que embora as maravilhas criadas sejam demais extraordinárias para nossa compreensão, que cada uma delas reflete em sua complexidade a mão do Criador, e isso nos sugere uma pista do seu propósito para tudo isso, afinal sabemos pela ordem da criação descrita em Gênesis que tudo foi feito para garantir, propiciar e sustentar a nossa existência dessa maneira. E mais, tudo foi feito de maneira que mais de uma pessoa possa ver e compreender, ou seja para que todos nós tivéssemos iguais condições de admirar a essência do Pai em tudo o que nos cerca, para que saibamos que não estamos sozinhos, que não somos fruto de um acidente espacial!

Somos pó que recebeu fôlego de vida, criados à semelhança de Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo e carregamos em nosso DNA essa centelha de Divino que nos liga a Ele de maneira especial.

Todo poder do seu amor está contido em nós; poder transformador, poder de cura, de restauração, de sabedoria, poder para compreender que carregamos seu fôlego em nós e somos capazes de nos ajudar mutuamente através da fé que nos faz compreender que somos todos ramos de uma mesma oliveira.

Portanto, mesmo que alguma situação seja incompreensível para nós, precisamos abrir nossos olhos espirituais, olhar para o alto, ver as estrelas e entrarmos em sintonia com nosso Pai, porque Ele sabe de todas as coisas, sabe do que houve, do que é e do por vir, é o primeiro e o último e por sua própria excelência criou todas as leis, portanto tudo está em concordância debaixo de seus olhos, mesmo quando os nossos só enxergam bagunça e pontos de exclamação ou interrogação.

Que tal hoje, agradecermos por aquilo que não compreendemos confiando que nosso Pai já conhece e pode nos guiar a fim de trazer sua paz que excede todo entendimento ao nosso coração?

Rate it
Episódios Anteriores

Postar Comentários

Essa postagem não tem comentários.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. * Campos obrigatórios