play_arrow

keyboard_arrow_right

skip_previous play_arrow skip_next
00:00 00:00
playlist_play chevron_left
volume_up
chevron_left

Estudos Teológicos

Qual A Verdadeira Religião Para Com Deus?

Edison Araujo julho 4, 2019 233


Background
share close


Havia em Cesareia um homem chamado Cornélio, centurião do regimento militar conhecido como italiano.

Esse homem era piedoso (eusebēs) e temente a Deus, assim como toda a sua família. Ele era generoso em ajudas financeiras aos pobres e buscava continuamente a Deus em oração. …

Atos 10

Propondo estas coisas aos irmãos, serás bom ministro de Cristo Jesus, nutrido pelas palavras da fé e da boa doutrina que tens seguido;

mas rejeita as fábulas profanas e de velhas. Exercita-te a ti mesmo na piedade.

Pois o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, visto que tem a promessa da vida presente e da que há de vir.

1 Timóteo 4:6-8

A língua grega tem uma palavra para religião, e essa palavra é Eusebia, a parte seb- da palavra significa reverência ou adoração, eu é a palavra grega para bem: logo, eusebia é a adoração, a reverência, feita bem e corretamente, é a real conduta para com Deus. O verdadeiro conhecimento de como se deve prestar culto a Deus, uma atitude correta para com Ele e para as coisas divinas. É a atitude correta que dá a Deus o lugar certo, e adora a Ele de modo correto. O filosofo Platão conclamava a todos a homens à eusebia, a fim de que evitemos o mal e obtenhamos o bem. Eusebia não coloca o homem somente no relacionamento correto com Deus, coloca-o também do relacionamento correto com os homens. Platão fala da eusebia para com Deus e para com os pais. Para Sócrates eusebia era a maior de todas as virtudes, para ele é o respeito que deve por tudo aquilo que se deve ao céu. É a virtude que acompanha o homem além vida e que nunca poderá perecer. A verdadeira religião (eusebia) eleva-se além das provações, acima dos perigos, acima das tentações das paixões.

Eusebia para com Deus é temor, reverência, adoração e obediência, é dar a Deus o lugar que Ele deve possuir em nossas mentes, corações e vidas. Eusebia é a palavra cujo significado mais defini a palavra Religião, que melhor defini a Verdadeira Religião.

Eusebia a verdadeira religião, portanto só é possível de praticar através do poder divino de Cristo (llPedro 1.3). Sem a visão de Jesus, sem ajuda de Jesus, sem a presença de Jesus a verdadeira religião é impossível. lTimóteo 3.16 fala acerca do mistério da Eusebia. No Novo testamento e no mundo antigo a palavra mistério não era algo misterioso no sentido de ser difícil de entender. Um mistério era algo ininteligível aos não-iniciados, mas claro como cristal para aqueles que tinham sido iniciados e que tinham aprendido a entender. O mistério era um segredo divino, oculto para os de Fora, porém aberto e precioso para o verdadeiro adorador. Nele os homens não somente vêm a Deus como também aprendem adorar a Deus. Mas embora Eusebia a verdadeira religião seja o dom do poder de Jesus Cristo, nem por isso deixa de ser algo que o homem deve obter através de lutas e batalhas (devemos nos exercitar na religião conforme lTimóteo 4:7).

…Nenhum soldado em serviço se permite envolver em negócios da vida civil, porquanto seu objetivo é agradar aquele que o recrutou para a guerra.

Da mesma forma, nenhum atleta é coroado como vencedor, se não competir de acordo com o regulamento.

2 Timóteo 2

A primeira palavra que Paulo usa é a palavra do atleta e a segunda palavra vem imediatamente antes dele mandar Timóteo combater o Bom combate é a palavra do soldado. O cristão é o mesmo tempo atleta e soldado assim como o atleta treina para disputa o cristão deve se exercitar para ser um seguidor de Cristo. Assim como o soldado deve batalhar para a vitória final, o cristão deve ter coragem e incansavelmente enfrentar a luta em favor da virtude.

Esse dom e essa luta em combinação mútua trazem três coisas:

  1. Eusebia traz transtornos. o homem que quer viver por Cristo pode esperar sofrer perseguição conforme llTimóteo 3.12. Ser diferente do mundo, ter um conjunto diferente de padrões e um conjunto diferente de alvos é sempre uma coisa extraordinária e espantosa; Não é a paz! mas a glória que Cristo nos oferece.
  2. Eusebia traz Deus. Para o verdadeiro adorador de Deus o caminho está sempre aberto para Ele (João 9.31). Em todo tempo de provação o cristão deve recolher-se na presença de Deus a fim de levantar-se como com um poder que não é seu. O cristão tem acesso contínuo ao poder do Eterno e um contato permanente com ele.
  3. Eusebia é a marca da vida cristã. O alvo e o dever do cristão é viver com piedade e honestidade (lTimóteo 2.2). Um Santo, conforme alguém disse: “é alguém que torna mais fácil crer em Deus”. Mesmo dentro do mundo um pouco da Graça e glória do céu apega-se à vida do cristão. Ele, também, traz Deus aos homens..

Eusebia nunca deve ser confundida com a prosperidade material. O homem que ve na sua religião o caminho para o sucesso material, ou que emprega a sua religião dessa maneira, tem um conceito rebaixado da natureza da Religião (lTimóteo 6.5). Mas a religião verdadeira é o caminho para o verdadeiro proveito e a verdadeira alegria neste mundo e no mundo porvir (lTimóteo 4.8). A essência dessa questão acha-se na verdade básica de que a felicidade verdadeira nunca resulta de posse das coisas. As coisas não têm a capacidade de dar satisfação ou paz. A verdadeira felicidade acha-se totalmente nos relacionamentos pessoais. Se o homem tiver o amor tem tudo. E o mais grandioso de todos os relacionamentos pessoais e o relacionamento com Deus. Se aquele relacionamento estiver certo, a vida será verdadeiramente feliz.

Eusebia é o produto da Vida vivida a luz da eternidade. Em segunda Pedro 3 verso 11 Os homens são conclamados ao santo procedimento e a piedade porque Cristo voltará. É possível que hoje depois de passarem longos e lentos séculos, não tenhamos uma expectativa tão aguda da Segunda Vinda de Cristo quanto a Igreja primitiva tinha. Mas, ao mesmo tempo a verdade permanece para

todos homens de que ninguém sabe quando deverá deixar o tempo e começar a viver a eternidade. E a religião verdadeira caracteriza o homem cuja vida sempre está pronta para a chamada de Deus.

Apesar de tudo isso, a Eusebia verdadeira não separa o homem do seu próximo, como parte essencial dela deve-se acrescentar o amor fraternal (ll Pedro 1:6 e 7. A religião verdadeira aponta tanto para Deus quanto para os homens. Existe religião que separa o homem de seu próximo, pode levá-lo conforme levou os monges e os eremitas a resolver deixar a vida do mundo a favor da vida de contemplação e meditação e oração.

Mas a oração contemplação de meditação por grandiosas essenciais que sejam são imperfeitas e truncadas, e até mesmo anticristãs se não resultar em ação. É verdade que há ocasiões quando o cristão deve afastar-se do mundo, mas se retira apenas a fim de que possa melhor enfrentar e ajudar o mundo e conviver com seu próximo. O cristão não convive com Deus a fim de evitar o seu próximo, mas, pelo contrário, a fim de se tornar mais capaz de solucionar o problema do convívio.

Eusebia a verdadeira religião não está confinada ao recinto da igreja e não está limitada a adoração, liturgia e ritual da igreja. A religião verdadeira começa em casa. Aqueles que querem ser servos genuínos de Cristo e de sua igreja devem lembrar-se de que o primeiro dever da religião é para com a própria família conforme primeira Timóteo 5 verso 4. Se o trabalho Eclesiástico de algum homem ou mulher acarreta a negligência da sua própria família trata-se sim da irreligião e não da religião.

Nunca poderá haver uma igreja cristã que não seja alicerçada no lar cristão, o trabalho religioso mais importante não é aquele feito em público, mas o trabalho realizado na intimidade do lar no meio do círculo daqueles que deve ser os mais queridos.

Jesus disse que onde estiverem dois ou três reunidos ele estará no meio deles Mateus 18 verso 20 e tem sido sugerido que os dois ou três são: pai mãe e filho. Seja isso verdade ou não, certamente é real que o cristianismo legítimo, assim como a verdadeira caridade deve começar em casa, embora também seja verdade que ele não deve permanecer somente ali, mas deve sair para esfera mais ampla da igreja e do mundo.

Quando os pensadores cristãos adotaram a palavra Eusebia, ela já era uma palavra grandiosa, mas eles a encheram de um conteúdo que a tornou muito mais importante do que quando estava nos lábios de qualquer o pensador pagão.

Rate it
Episódios Anteriores

Postar Comentários

Essa postagem não tem comentários.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. * Campos obrigatórios