Categories: Devocionais

#050 – Devocional: Ele vem e fica

Então o Senhor veio e ficou ali. E, como havia feito antes, disse: — Samuel, Samuel! — Fala, pois o teu servo está escutando! — respondeu Samuel.

1 Samuel‬ ‭3:10‬ ‭NTLH‬‬

O Senhor havia chamado Samuel por três vezes sem que o jovem compreendesse a sua voz. Neste momento, embora servil, disposto, atento e sensível, o rapaz não conhecia ainda a voz do Senhor, porque o Pai ainda não tinha falado diretamente com ele, mas algo novo estava acontecendo, situação que transformaria a vida dos israelitas, o fim dos tempos dos sacerdócio de Eli, mas principalmente, iniciava uma nova fase nos planos de Deus na vida de Samuel.

Nessa noite, dentro da Tenda Sagrada tudo estava calmo e pronto para dormir, mas como Eli, que dormia em outro quarto, já era idoso e estava quase cego, o primeiro impulso de Samuel ao ouvir seu nome ser chamado foi levantar-se e oferecer ajuda ao sacerdote e isso ocorreu por três vezes até que ele compreendeu do que se tratava e – mesmo sem ter ouvido, ele, a voz de Deus – orientou Samuel na compreensão do que ocorria.

Nosso Senhor, Deus Pai Criador, Jesus Cristo Salvador e o Espírito Santo Auxiliador, certamente tinha conhecimento da condição de maturidade de Samuel e por isso tem uma atitude de extrema Graça e Misericórdia com seu filho. A palavra diz em 1 Samuel 3:10 ” Então o Senhor veio e ficou ali(…)”.

Ele veio e ficou! Glória a Deus! Aleluia!

Ele veio e ficou! O Senhor não desistiu visto que o menino não o reconhecia, o Senhor não irou-se recebendo a incompreensão do menino como uma espécie de ingratidão ou falta de respeito e temor, o Senhor não fez descer fogo do céu acabando com tudo, como também não castigou o menino e nem foi embora demonstrando uma oportunidade perdida.

O Senhor não é homem para apresentar qualquer uma dessas atitudes que homens tiranos poderiam ter, ou que o imaginário religioso tenta impor às nossas mentes deturpando a Palavra Sagrada de Vida e Salvação transformando atos de amor em atos de horror.

Não, nosso Pai maravilhoso, o próprio Amor em uma definição e expressão que jamais seremos capazes de compreender, mas a qual devemos passar a vida tentando nos aproximar dela, veio e ficou com o jovem até que ele o respondeu, sem ansiedade para que se cumprisse seu propósito, só a mais pura manifestação de Amor.

Nosso Senhor não se antecipa em falar conosco, assim como também não é tardio e se sua fala for para cumprir um propósito seu, as circunstâncias que rodeiam, que fazem plano de fundo podem até passar – afinal o tempo não espera as nossas decisões-  mas o projeto de Deus irá se cumprir em nossas vidas a não ser que racionalmente, na expressão do livre arbítrio, neguemos a Deus, ao seu chamado ou ignoramos a sua voz.

A misericórdia de Deus é tão grande que me constrange! Seu favor e cuidado, seu zelo e amor são imensuráveis e ouvir sua voz nesta manhã nos trazendo essa mensagem é como estar no seu colo, com a cabeça encostada em seu peito ouvindo um coração bater. É uma sensação de acalento e aconchego tão maravilhosas, que a descrição se torna infantil porque faltam palavras.

Ele veio e ficou! O Senhor se dispõe a esperar porque sabe que o tempo de cada filho e servo Seu é diferente. Veja que o agir também é diferente com cada filho, afinal nem todos falamos a mesma língua não é mesmo? 

Com Moisés, diante da sua tempestuosidade e insegurança não adiantaria chamar seu nome somente, Ele precisou fazer a sarça arder. Já com Davi, Ele sempre esteve nos campos lhe fazendo companhia e ensinando a cuidar de suas ovelhas, lhe fortalecendo e sendo seu guia exclusivo. Por fim para Paulo foi necessário cegá-lo para que fosse possível que ele enxergasse sua verdadeira luz.

Certamente Ele fala com você, só não espere que o modo seja igual ou ao mesmo tempo que ao de outro irmão.

Essa mensagem de hoje nos ensina a também sermos pacientes no amor com nossos irmãos, convivendo com cada singularidade através da empatia e principalmente sem ansiedade, tanto pela nossa caminhada quanto pela dos irmãos, porque por mais que amemos, nosso sentimento não se compara ao de Deus e todos os caminhos são de propriedade de Jesus Cristo e de seu Espírito Santo, quem efetivamente faz a obra em cada um de nós.

Que tal agradecermos juntos por este dia?

Christiane Gallego

Recent Posts

Eu só posso Imaginar

Conheci este filme por recomendação do meu primo Fernando, durante nossas muitas conversas sobre as…

2 semanas ago

Deixe de ser pobre!

Os segredos para você sair da pindaíba e conquistar sua independência financeira. Ao amigo leitor,…

2 semanas ago

A Terra Vai Pegar Fogo

Você vai estar aqui para o Apocalipse? O Apocalipse é, sem dúvida, um dos livros…

4 meses ago

O Poder do Subconsciente

Esta obra é uma jornada clara e acessível pelo incrível poder dos nossos pensamentos. Ela…

4 meses ago

Em seus passos, o que faria Jesus?

Esse livro foi uma grata surpresa para mim. Minha esposa já o havia lido e…

4 meses ago

#060 – Devocional: Está levando guarda-chuva?

Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês. 8 Aproximem-se de…

4 meses ago

This website uses cookies.